13 de agosto de 2011

O que e a dieta detox.


Poluição, agrotóxicos, corantes, aditivos e gorduras trans utilizados nos alimentos, além do alto consumo de produtos industrializados acabam fazendo parte do nosso dia a dia (em umas pessoas mais do que em outras, claro!). A má notícia é que tudo isso contribui para intoxicação do organismo e as conseqüências são dificuldade de perder peso, retenção de líquido, falta de disposição, cansaço e até falta de memória. É por isso que as nutricionistas recomendam que as pessoas façam, de tempos em tempos, a Detox, dieta de desintoxicação, que promete eliminar toxinas e, de quebra, os quilinhos extras.
Na prática o que acontece é que o nosso corpo tem naturalmente um sistema de desintoxicação que funciona da seguinte forma: O fígado recebe toxinas e tem o papel de metabolizá-las para facilitar a eliminação, feita através da urina e suor. O problema é quando há uma sobrecarga de toxinas e o fígado não consegue dar conta. Nesse caso, elas excedem, passam a ser armazenadas pelo organismo e acumulam-se na gordura. “Está aí a explicação de porque algumas pessoas tentam emagrecer, mas não conseguem. É porque precisam primeiro eliminar as substâncias tóxicas”, explica a nutricionista funcional Flávia Cyfer.
A Detox é recomendada para quem tem histórico de alimentação errada e desequilibrada, quem quer perder peso,  quem pretende engravidar ou simplesmente quem está com os sintomas de organismo intoxicado e busca qualidade de vida. “As grávidas não podem fazer essa dieta, porque há muita liberação de toxina”, explica Flávia.
Mas como essa dieta funciona? As nutricionistas Andrezza Botelho e Priscila Spiandorello explicam que ela é baseada em alimentos antioxidantes, nutrientes, como vitaminas e minerais, sem o consumo de alimentos industrializados. “A regra é consumir mais alimentos de origem vegetal e menos de origem animal, além de chás terapêuticos e sucos desintoxicantes. Deve-se retirar alimentos ácidos como açúcar, carnes, leites, ovos e ingerir pelo menos quatro alimentos mais alcalinos, como a maioria das frutas, legumes e verduras amargas, ricas em antioxidantes”, afirmam as especialistas.
De acordo com a nutricionista Andrezza Botelho, o metabolismo muda e se reequilibra com essa nova combinação. Há uma melhora no funcionamento intestinal e de órgãos como fígado e rins, responsáveis respectivamente pela desintoxicação e eliminação dos compostos tóxicos, além de melhorar a aparência da pele, celulite, melhora do sono e mais disposição.
A Detox pode ser feita durante 30 dias e refeita quando houver necessidade. As quantidades de alimento, porém, devem ser avaliadas de maneira individual de acordo com recomendações do nutricionista.
Algumas medidas que podem ser adotadas no dia a dia para evitar o excesso de toxinas:
-comprar grãos (feijões, ervilhas etc.) em embalagens de vidro ou papelão;
-escolher peixes frescos, em pedaços ou postas
;-comprar bebidas em garrafas de vidro;
- tentar sempre preparar alimentos frescos ou congelados, evitando-se os industrializados;
- realizar caminhadas ou atividades físicas que tragam prazer.

Fonte: site Cristiana Arcangeli.

Nenhum comentário: