2 de novembro de 2010

Flores comestíveis: saiba mais sobre elas!

Vocês viram no post "jantarzinho" que a saladinha de entrada tinha uma florzinha em cima? Vale a pena conhecer. No caso do prato que eu falei, foi usada a Capuchinha.

1. Para não errar: quais espécies são liberadas e sugestões:

Amor-perfeito: saladas verdes
Rosas e violetas: em sobremesas
Calêndula: arroz, peixe, sopa, queijos, iogurtes e omeletes
Outras opções: flor de cambuquira, a begônia, o crisântemo, a tulipa, a flor de alfazema, cravina, verbena-limão, flor da carambola, abobrinha, abóbora, nastúrcio, begônia, borago e violeta (com exceção da africana)

2. Como escolher?

Faça a mesma higienização indicada para o consumo das folhas. É fundamental manter as flores em água gelada até a hora de servir. O principal é comprar flores cultivadas para consumo humano, sem agrotóxico e com o selo de garantia da Associação de Agricultura Orgânica (AAO). Elas já existem em alguns supermercados na seção de produtos orgânicos, em lojas de hortifruti ou diretamente nos produtores.

3. Como servir?

Qualquer prato frio, pois quando aquecidas as flores comestíveis podem perder seu viço e cor. “O paladar depende do hábito. Deve-se introduzir aos poucos o hábito de comer flores comestíveis para adaptar o paladar aos diferentes sabores que elas proporcionam”, destaca a nutriconista Sônia.

Na culinária de alguns países, as flores são privilegiadas em seus pratos. Na cozinha árabe, que utiliza muito a rosa em cremes e mousses; a flor de abobrinha ou da abóbora, com recheio de queijo ou empanadas e para colorir as saladas. O amor perfeito tem um sabor suave, já a principal característica da calêndulada é que ela confere uma coloração semelhante à do açafrão nos ingredientes. Já os botões do girassol ficam saborosos quando cozidos e servidos como aspargos, enquanto as pétalas também podem ser usadas em salada.

4. Faz bem para a saúde?

Floretes de brócolis e couve-flor, por exemplo, dão grande contribuição à saúde, pois possuem vitaminas, minerais e antioxidantes. Usadas em diversas preparações, as florzinhas da cebolinha-verde (nirá), além do endro ou aneto também oferecem benefícios para a saúde. Em linhas gerais, as flores são mais para decoração, embelezando as preparações e despertando o prazer de comer com os olhos.

5. Emagrece?

O consumo de flores não atrapalha quem está em processo de emagrecimento, pois cada 100 g de pétalas comestíveis têm, em média, 40 calorias e as pétalas são ricas em vitamina A e C e minerais como ferro, cálcio e potássio. Mas um alerta: Os caules e os pistilos devem ser desprezados, pois podem causar alergias.

Nenhum comentário: