13 de agosto de 2010

Tonificar a pele controla a oleosidade e previne espinhas.


Para deixar a pele limpa e bem cuidada, o uso diário da loção tônica é fundamental. O produto deve ser aplicado após o uso do demaquilante e da higienização feita com sabonetes próprios para o rosto. Segundo a Farmacêutica Especialista em Cosmetologia da Adcos, Karoline Pellacani Gonçalves da Silva, a tonificação regula o pH da pele e complementa a higiene. “Após o uso dos produtos higienizantes, a pele fica levemente ácida e precisamos reequilibrar o seu pH, função desempenha pelas loções tônicas, que também ajudam a remover resíduos dos itens usados na higienização”, afirma. Confira mais esclarecimentos da profissional sobre o tema: 

Quais são os passos fundamentais para uma limpeza adequada da pele feita em casa? 

Pela manhã, é necessário higienizar a pele, a fim de remover a oleosidade e sujeiras. À noite, é preciso demaquilar o rosto, limpando-o profundamente e retirando resíduos demaquiagem e dos produtos aplicados durante o dia. A tonificação deve ser realizada nos dois horários, para regular o pH da pele (grau de acidez) e complementar a higiene. Além disso, é essencial hidratar e usar fotoproteção diariamente, e esfoliar a pele, para remover as células mortas e afiná-la, pelo menos, duas vezes por semana. 

A pessoa que utiliza demaquilante precisa usar o tônico para limpar o rosto? 

A etapa da tonificação não anula a necessidade do demaquilante, pois este último contém ingredientes específicos que agem na solubilização dos ingredientes da maquiagem. A loção tônica restaura o equilíbrio do pH e remove possíveis resíduos de maquiagem e de outros produtos higienizantes. 

Quando a pessoa sabe que está usando um tônico inadequado para sua pele? 

O uso de produtos mal indicados para o tipo de pele leva a um desequilíbrio, principalmente no que diz respeito à hidratação e à obstrução de poros. Por exemplo, o uso de uma loção tônica adstringente em peles sensíveis pode levar a um ressecamento e agravamento dos sinais de sensibilidade. É importante atentar para a escolha dos outros produtos também: sabonete, hidratante e filtro solar. 

No caso da pele acneica, podemos dizer que o tônico adstringente previne o aparecimento de cravos e espinhas? 

Sim, o uso do tônico adstringente ajuda na prevenção do aparecimento de cravos e espinhas, pois favorece a perfeita limpeza dos poros, evitando a sua obstrução, além de ajudar na redução do seu tamanho. Mas vale lembrar que o sucesso do tratamento depende da perfeita combinação dos produtos, em alguns casos, é importante investigar as causas reais da patologia podendo ser necessária a intervenção dermatológica. 

Por que o álcool está presente na composição de um tônico? 

O álcool é um ótimo solvente para várias substâncias, mas essa é só uma de suas aplicações. Por muito tempo, esse ingrediente foi utilizado nas loções tônicas devido à sua ação refrescante sobre a pele. Além disso, confere ação anti-séptica (que inibe a proliferação de microorganismos) e delipidante (que retira a oleosidade da pele). No entanto, os excessos levam a um ressecamento prejudicial, até mesmo para peles oleosas, pois estas reagem produzindo ainda mais sebo. Os tônicos mais modernos utilizam uma baixa concentração deste ingrediente ou não o utilizam na formulação.

Artigo revista Veja.

Nenhum comentário: