5 de julho de 2010

Entrevista exclusiva: Daniela Petrel, fotógrafa profissional.

Daniela Petrel nasceu no Rio de Janeiro, onde cursou Arquitetura e Urbanismo. Morou na França durante 12 anos e foi em Paris que deu asas a uma antiga paixão: a fotografia. Naquele país estudou a arte de fotografar, realizando trabalhos artísticos e profissionais, especialmente para agências de comunicação. De volta ao Brasil em 2009, a fotógrafa vem trabalhando com publicidade, moda e com pessoas interessadas em se mostrar através de perspectivas que vão além do que normalmente enxergamos a olho nu. É desenvolvendo essa habilidade de captar o inusitado que Daniela exercita sua arte.


De onde ou quem voce herdou o gosto pela área? Dos seus pais ou decidiu dar o primeiro passo sozinha?
Minha mãe é artista plástica, logo a arte sempre esteve presente em minha vida. Inclusive, cursei arquitetura, o que me permitiu desenvolver ainda mais minha criatividade.




De onde veio a idéia de se tornar uma fotógrafa profissional?

Sempre amei fotografia. Me lembro que ainda criança ficava folheando as revistas de moda, curtindo e admirando as imagens. Em Paris tive a oportunidade de fazer um otimo curso e dai em diante não parei mais...








O que acha desse mercado em BH? Qual foi sua maior dificuldade quando começou? Voce buscou inspiraçao no exterior? Como foi feita sua pesquisa de mercado?
O mercado de BH é mais restrito e fechado. Na França, onde morei durante 12 anos e começei a exercer minha profissao, as oportunidades, principalmente com agências de publicidade, eram mais amplas, por isso acabei adquirindo uma boa experiência no ramo. Aqui no Brasil eu tive que me adaptar a uma nova demanda, o que também me permitiu ampliar minha área de atuação.




Você atende em média quantos clientes por semana?
Atualmente tenho tido 5 clientes por semana e meu carro chefe são as mulheres. Tenho feito muitos ensaios, buscando sempre uma atmosfera diferenciada, em perspectivas que fogem de lugares comuns da fotografia da figura feminina.
Daqui a 5 anos, em que patamar voce deseja estar? 
Quero, acima de tudo, continuar a desenvolver o meu olhar e trabalhar com fotografia, que além de minha profissao, é uma paixão.



Um bate-bola rápido


Maus hábitos:comer bem, afinal meu irmão é chefe e meu marido é francês.
Totalmente desnecessário: julgar as atitudes alheias.
Sonho de consumo atual: viajar, viajar, viajar ...
Paixão: fotografar,viajar e conhecer outras culturas.
Medo de: avião...contraditorio, né?!
Prato preferido: os preparados pelo meu irmão!
Última aquisição: minha lente, uma 85mm, f 1,2
Uma pessoa que te inspira: Sarah Moon.

O Brasil precisa de: mais igualdade social.


Inesquecível: quando me tornei mãe.
Uma frase para fechar: La vie est belle. 



Seu mais novo ensaio artístico, Wandering Angels é um projeto autoral que retrata o movimento e a personalidade de cinco jovens mulheres no espaço urbano da cidade de Belo Horizonte. Os ângulos selecionados privilegiam luzes, cores e formas originais no enquadramento da figura feminina. Através de suas lentes, Daniela constrói uma atmosfera diferenciada, em que jovens profissionais de diversas áreas se revestem de sensualidade, mistério e liberdade, em perspectivas que fogem de lugares comuns da fotografia sobre a mulher. Destaca-se que  Daniela Petrel assina todo  o processo de criação e produção do ensaio, conferindo às fotos uma visão 100% autoral. Veja as fotos:


Adorei conhecer a Dani gente!!Quem quiser conhecer mais o trabalho que ela desenvolve, entra no site !Mas corram que ela está indo no fim do mês para Paris!!!Chato ne!!!!

Beijos!!!

Cel: 31 88601867
danielapetrel@gmail.com

Nenhum comentário: