20 de julho de 2010

Dica de livro: Gomorra, de Roberto Saviano.

Depois de publicada sua obra, a vida do escritor italiano Roberto Saviano passa 24h do dia sob rigorosa proteção policial. Qualquer movimento que faz depende de um cuidadoso detalhamento de segurança.
Para tomar um cappuccino ou comprar uma simples escova de dentes, são necessários complicados arranjos sobre escolha de lugar, formas de chegar e sair, horários, etc. Para não ser morto, muda-se constantemente de endereço.
A obra contém as histórias e a maneira de atuar da Camorra (máfia com mais de 3 mil integrantes), a máfia da região da Campânia, na Itália, onde está localizada Nápoles, cidade em que nasceu em 1979. 
Os mafiosos não aceitaram a indelicadeza do jovem autor em revelar acontecimentos, esquemas de funcionamento e nomes de integrantes da organização criminosa. Através de ameaças, os Casaleses – clã da Camorra do povoado onde ele cresceu, Casal di Principe – comunicaram-lhe que foi sentenciado à morte.
São mais de dois milhões de exemplares vendidos em todo o mundo e um filme dirigido por Matteo Garrone, que ganhou o Grande Prêmio de Cannes em 2008.



Um bom motivo para uma reflexão sobre a nossa posição diante da sociedade.
Punir ou ensinar?
Eu acho estranho quando vejo as pessoas falando (em viagens para o exterior): ah, imagina se isso fosse lá no Brasil! em um tom de ironia. Elas fazem esse comentário para a mesma regra que existe em países distintos, mas que só obedecem fora do Brasil. Por que será?
Porque muitas gerações estão com um ranço de que aqui a Lei não se cumpre, logo, para que obedecer?
Os políticos corruptos estão presos pelo que roubaram? Me fala o nome de um. E ficam ricos.
E o seu vizinho que acorda cedo todos os dias e paga os impostos e tal..tal..tal..você já viu  o jatinho dele? Não tem né...
Somente o fato de você estar acessando a internet, já faz você um privilegiado na nossa sociedade excludente, que precisa formar bons policiais, e ter um ensino voltado para a efetivação dos valores da vida em sociedade.
Então gente, ninguém quer salvar o mundo de uma vez não, cada um tem seus problemas, mas dar um apoio maior para quem realmente precisa, e está perto de você faz bem...

Nenhum comentário: