28 de outubro de 2011

J'aime mon carré Hermés.


Os lenços de seda sao itens must have do verao. Aqui estão alguns modelos tradicionais…mas voce pode adquirir o seu em diversas lojas (ta, nao sao 100% seda, mas ta valendo!!), por precos (bem) mais atrativos!!So nao pode ficar sem!!rsrs


" Um lenço Hermès custa cerca de 300 euros (cerca de R$ 750) numa das lojas de Paris. No Brasil, sai - e sai muito, já que é o item mais vendido na única loja da grife no país, no shopping Cidade Jardim (SP) - por R$ 1.450. Um centímetro quadrado valorizadíssimo de seda, considerados os 90 cm x 90 cm que mede um lenço padrão, no formato que lhe rendeu o nome de batismo de "carré" (quadrado, em francês).
Pois bem. No mercado do luxo extremo, este de lenços Hermès e bolsas Chanel, não há matemática que explique o preço dado a cada produto. Há valor agregado da tradição da grife - no caso da Hermès, mais que secular, já que foi criada em 1897 -, das clientes célebres (Grace Kelly, Catherine Deneuve e Jackie O. estão entre as muitas que usavam os "carrés"), da criatividade do design envolvida, da qualidade dos materiais utilizados.
E no caso da Hermés, há o caráter artesanal levado às últimas consequências, ao ponto de metamorforseá-lo em puro luxo. Afinal, o que você diria de um lenço que demorou até seis meses para ficar pronto, que teve sua seda desenvolvida na França a partir de casulos importados do Brasil e cujo desenho pode ter custado à desenhista mais de mil horas (sim, mil horas, ou 125 dias de jornadas de oito horas) de trabalho?
REVOLUÇÃO FRANCESA E MONDRIAN

Ao longo de seus 74 anos de existência, os lenços da Hermès representaram as mais diversas situações da cultura e da história da França. A primeira estampa fazia homenagem à inauguração de uma linha de ônibus em Paris e foi batizada de “Jeu des Omnibus et Dames Blanches”.
Já a Revolução Francesa recebeu homenagem quando fez aniversário de 200 anos. O tema dos cavalos e da montaria, essência da grife que nasceu fazendo selas de cavalos, também é muito utilizado. O viés artístico, porém, é acentuado, com estilos que vão da homenagem feita a Mondrian aos recentes lenços grafitados pelo artista de rua francês Kongo.
Há designers e artistas convidados pela marca, como foi o caso do estilista brasileiro Gustavo Lins, radicado em Paris e responsável por uma das parcerias com a marca na estampa de um "carré". Quem quiser, porém, também pode enviar um desenho como sugestão de estampa e ser selecionado. A "maison" garante que está aberta a candidatos talentosos.
Atenta à renovação de sua clientela, a Hermès lançou, no ano passado, um projeto chamado "J'aime mon carré", uma espécie de moda da rua dos lenços da marca, usados das mais diferentes maneiras por jovens garotas de várias capitais do mundo. Também no ano passado foi lançado o livro "The Hermès Scarf: History and Mystique". "
Imagens: http://www.jaimemoncarre.com
Texto de Carolina Vasone, site UOL.

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