27 de outubro de 2010

Shampoo sem sal: mito.

Ter ou não ter sal é só mais um mito da indústria. Alguém, em algum momento, teve uma idéia para promover os seus produtos e associou os cabelos grudados (como quando tomamos banho de mar) com o sal marinho. Assim nasceu a primeira linha de shampoos sem sal.
 
Vale ressaltar que a maioria das marcas que afirmam não usar sal em seus shampoos, na verdade, usam.
 
O sal tem o nome químico de cloreto de sódio, que é utilizado para dar consistência aos shampoos. O principal ingrediente desses produtos é o tensoativo - o lauril sulfato de sódio ou o lauril éter sulfato de sódio.
 
Na produção destes, acontece uma reação química, cujo produto secundário é o cloreto de sódio, ou seja, sal. Por isso, mesmo que esses shampoos afirmem nas embalagens não possuir sal, eles são feitos com o tensoativo, cujo nome termina com sódio. Portanto, o sal está presente.
 
Mas lembre-se: as concentrações são muito baixas e não causam nenhum dano aos cabelos. Esse sal é totalmente solúvel em água doce e não deixa vestígios em nossos fios. A ideia de que o sal da água do mar é o responsável por estragar o cabelo também é uma inverdade ou, pelo menos, uma meia verdade. Na praia, há outros fatores que interferem na beleza de nossas madeixas:

■A areia atrita com os fios, lascando as cutículas, dando uma sensação áspera, de cabelo sem maciez.

■ O sol e, principalmente os raios UV, danificam as cutículas, deixando o cabelo com menos brilho, alterando a cor e a penteabilidade dos fios.

■A água do mar pode conter vários poluentes que grudam no nosso cabelo.

■Quando saímos do mar, a água salgada acaba secando e sobram os cristais de sal, sólidos, que funcionam como grãos de areia. O atrito destes com os fios de cabelo também lascam as cutículas.

Por tudo isso, não caia nessa armadilha. Escolha um shampoo que tenha a capacidade de reparar os danos e atender as necessidades dos seus fios. O sal, que faz parte da fórmula de quase todos os produtos, não interefere na beleza e na saúde dos nossos cabelos.

 

Nenhum comentário: