26 de setembro de 2010

Linhaça.


Os Alimentos Funcionais são aqueles que, por possuírem determinados componentes, além de nutrir, promovem benefícios a saúde e contribuem na prevenção de algumas doenças. A linhaça ou semente do linho (isso mesmo, que participa da confecção de tecido) está dentro desse grupo. De acordo com alguns estudos, a ingestão diária de 25 a 45g da farinha de linhaça (1 a 2 colheres de sopa) contribui para a redução do colesterol total e LDL, promove alterações hormonais, diminui o risco de câncer e diabetes, fortalece unhas, dentes e ossos e, ainda (!!!), deixa a pele mais saudável!

A linhaça pode ser consumida de diversas formas: batida com sucos e vitaminas de frutas, salpicado nas saladas, na massa dos pães, bolos e em tudo que sua imaginação permitir. E não se preocupe com a cor da pequena, a diferença da marrom para a dourada é mínima... a marrom se adaptou melhor ao solo brasileiro, por isso é mais barata do que a dourada (canadense).

Resolvi dar uma sugestão para vocês verem como dá para consumi-la diariamente sem muitos problemas.

Suco refrescante

3 colheres de sopa de linhaça em grão
2 goiabas grandes bem maduras
4 colheres de sopa de leite de soja
2 xicaras de agua gelada
adoçante a gosto

Preparo: Lave bem as goiabas e retire a casca bem fininha, pique em seguida, e coloque todos os ingredientes no liquidificador batendo bem até ficar espumoso. Sirva em seguida acompanhada de biscoito salgado.

Uva com hortelã (rejuvenescedor e digestivo)


Ingredientes: 1 xícara de uva sem as sementes (deixar a pele); 1/2 maço de hortelã (talos e folhas); 1 colher de sopa de semente de linhaça hidratada; 1 copo de água mineral ou de coco verde.


Preparo: bata tudo no liqüidificador e sirva imediatamente.


Maçã & pepino (intestinos e rins)


Ingredientes: 2 maçãs médias; 1 pepino inteiro com casca; 1 colher de sopa de semente de linhaça hidratada; suco fresco de 1 limão.
Preparo: bata tudo no liqüidificador e sirva imediatamente.


Manga, tangerina &gengibre (sistema imune e pulmões)


Ingredientes: 1 manga descascada e picada; suco de 2 tangerinas; suco de 1 limão; 1 colher de sopa de semente de linhaça hidratada; 1-2 rodelas de gengibre.
Preparo: bata tudo no liqüidificador e sirva imediatamente.

Nenhum comentário: