22 de setembro de 2010

Drinques com bossa.


Receitas clássicas da coquetaleria mundial são reinventadas com uma pegada moderna pelo barman Alex Miranda, do Fasano Al Mare, Rio.

“Brincar com cores e sabores é um exercício divertido e gostoso. Ver o que combina com o quê. Usando receitas-base, aconselho fazer experiências em casa, o que sempre rende uma surpresa boa”, dá a dica. No topo da lista do ‘tem-que-ter’ em todos os copos, segundo o barman, as frutas, várias, são obrigatórias. “Não duvide, pode misturar dois ou três tipos. Mas, claro, equilibre aquelas variedades que não ‘brigam’ entre si.” Ou seja: frutas cítricas com diferentes graus de acidez, como carambola, maçã, kiwi, maracujá, morango, manga, limão... Seja lá qual for sua salada de frutas preferida, confie na opinião abalizada do barman. Miranda assegura que todas elas combinam maravilhosamente bem com prosecco ou vodca.



STARTINI

1 drinque
75 ml de vodca de pêra
1/2 carambola
5 morangos (bem maduros)
Gelo a gosto
- Em uma coqueteleira, macere a carambola e os morangos. 2 Adicione a vodca e bastante gelo. 3 Bata bem e coe (coador caseiro ou Strainer) em uma taça de Martíni, previamente gelada. 4 Decore com um fatia de carambola.



PARTY’S MARTINI

1 drinque
75 ml de vodca de toranja
1 colher (bar) de açúcar ou
1 sachê de adoçante
2 ameixas
1 tira (bem fina) de limão-siciliano espremida
- Macere em uma coqueteleira as ameixas com o açúcar, adicione o splash de limão- siciliano e bastante gelo; mexa bem. 2 Coe (coador caseiro ou Strainer) em uma taça de Martíni previamente gelada. 3 Decore com uma fatia de ameixa no fundo da taça.



FRAGOLINI

1 drinque
65 ml de prosecco
10 ml de xarope de cranberry
5 ml de limão-siciliano
6 morangos frescos e maduros
- Macere bem em uma coqueteleira os morangos. 2 Adicione o xarope de cranberry, o suco de limão-siciliano e, por último, o prosecco. 3 Mexa bem com uma colher (tipo bailarina) e sirva em um copo long drink previamente gelada.



YELLOW MANGO


1 drinque
70 ml de tônica cítrica
65 ml de vodca de pêssego
2 colheres (sopa) de maracujá fresco (com as sementes)
6 cubos pequenos de manga madura
- Macere a manga juntamente com o maracujá em uma coqueteleira. 2 Adicione a vodca e o gelo; bata bem. 3 Despeje o conteúdo em um copo long drink e finalize com a tônica.

BAMBINATA


1 drinque
80 ml de tônica cítrica
50 ml de suco de cranberry
1 tira (bem fina) de
limão-siciliano, espremida
1 kiwi
1/4 de tira (bem fina) de maçã
1 Macere a maçã e o kiwi. 2 Adicione o splash de limão-siciliano e o suco de cranberry, leve tudo a uma coqueteleira com bastante gelo. 3 Bata bem e coe (coador caseiro ou Strainer) em um copo long drink com bastante gelo. 4 Finalize com a tônica. 5 Decore com um pedaço de maçã bem fino.




Nenhum comentário: