19 de agosto de 2010

Plasma/ LCD ou LED?


PLASMA
Essas televisões são digitais e trabalham em formato widescreen, o mesmo usado no cinema e em filmes de DVD. O ângulo de visão que proporcionam é mais amplo do que as TVs de LCD, pois a imagem dessas é gerada por meio de uma luz branca direcionada. Além disso, o tempo de resposta das imagens é alta, o que permite a visualização mais natural de movimentos.
Esses televisores têm alto consumo de energia, pois exigem mais eletricidade para exibir imagens claras. A vida útil desses aparelhos é inferior, pois está sujeito ao efeito burn-in, ou seja, pode "queimar" na tela imagens estáticas exibidas por muito tempo. Mas esse problema não foi apresentado nos modelos mais recentes.
LCD
Os televisores com monitores de LCD - ( liquid crystal display ) - funcionam basicamente com uma luz que incide sobre uma tela de cristal líquido e, por diferentes comportamentos do cristal, as imagens são produzidas por uma lâmpada de luz branca localizada na parte posterior da tela, conhecida como backlight.
As televisões LCD consomem menos energia, são mais leves, proporcionam imagens mais nítidas, e, além disso, não cansam tanto a visão quanto as telas de plasma.
LED

As telas de LED tem o mecanismo básico de um LCD, mas ao invés de ter um bulbo de luz branca, a imagem é gerada por meio da iluminação LED, ou seja, na parte posterior da tela de cristal líquido um painel com milhares de pequenas luzes coloridas acendem de forma independente.
Essa tecnologia permite a melhor visualização do contraste entre tons claros e escuros em uma imagem, além do negro profundo e do branco puro e o brilho, que consolida a qualidade da imagem.
As TVs de LED surpreendentemente podem ser mais finas que as televisões de plasma e LCD, precisando de apenas três centímetros para gerar uma imagem em alta resolução.
Os televisores LED são ecologicamente corretos, pois consomem 40% menos energia elétrica, quando comparada à LCD convencional. Além disso, a fabricação desses aparelhos dispensa o uso de mercúrio, metal pesado capaz de provocar danos irreparáveis ao meio ambiente.

Nenhum comentário: