16 de agosto de 2010

Dicas na hora de contratar uma empregada doméstica.


Vou passar aqui para vocês a minha experiência, e que mostrou ter dado certo aqui em casa.


Pegue o papel e a caneta, vamos lá! 

1. Documentos: 



É imprescindível que você peça os documentos da pessoa, como o RG e carteira de trabalho atualizada com o CIC, para tirar 2 cópias (uma para você e outra para seu contador).

*os demais documentos, quais impostos devem ser recolhidos, férias...a melhor pessoa para orientar-lhe é o seu contador !! Fique em dia nessa parte!

2. Idoneidade:

Peça o telefone da ex-patroa para saber por que ela saiu. 


Você pode perguntar, uma vez que sentir que tem abertura, os pontos fracos da ex-funcionária. 

Se ela não tiver experiência nessa profissão, procure saber o motivo.

3. Constância: 


Dê uma olhada na carteira de trabalho e faça algumas perguntas, principalmente se você verificar que há muitas empresas empregadoras diferentes em um período curto de tempo.


4. Habilidade :



Pergunte o que ela sabe fazer, mas não se prenda tanto nisso, pois existem cursos que você pode colocá-la e resolver seus problemas facilmente.


Ex: empresas como a LG enviam técnicos até sua casa para ensinar como mexer na máquinade lavar/secar, etc...

Importante:



• Fale um pouco do serviço que ela vai executar.
• Diga que, em sua casa, todos os funcionários fazem todos os serviços que forem necessários.

• Se a candidata começar a perguntar muito - quantas pessoas há na casa, a que horas jantam, se sujam muita roupa, se as crianças fazem muita bagunça - não a contrate. Ela, com certeza, lhe trará problemas.

5. Salário: Você já sabe quanto pode pagar e quais são os valores pagos na região em que você mora. Dentro desta equação, procure começar com o valor mais baixo possível, para que, quando ela estiver correspondendo às suas expectativas, você possa aumentar seu salário.


É isso gente, o mais importante de tuuudo é o feeling! E se você tem sorte, como eu tive, de receber uma prontinha, ou uma recomendação (confiável), aí você está bem demais!!!!

Nenhum comentário: