1 de julho de 2010

Resenha: celulite.


*na foto a famosa Daniella Sarahyba.
A celulite pode ser caracterizada como uma reação em cadeia a alterações sofridas pelos adipócitos(células de gordura). Tal processo inicia-se quando ocorre hipertrofia dessas células, muitas vezes devido ao aumento de liquido nas mesmas, mudança de pH ou alterações nas trocas metabólicas. O adipócito comprime as células nervosas provocando dor à palpação e devido ao seu aumento de tamanho ocorre a distensão do tecido conjuntivo, com perda da elasticidade. O organismo responde a essas alterações formando tramas de colágeno que tentam encapsular todo o extravasamento do adipócito. Formam-se assim, os nódulos, que desenvolvem o aspecto em casca de laranja.

Fatores Desencadeantes:


  • Genéticos, são de grande relevância, assim como a etnia que estaria diretamente relacionada às heranças hereditárias.
  • Sexo, sua preferência pelas mulheres ocorre devido ao fato do nosso maior numero de adipócitos em relação aos homens.
  • Idade, quando mais avançada a idade maior o agravamento das condições da celulite.
  • Desequilíbrio hormonal.
  • Estresse, qualquer tipo de estresse leva a retenções hídricas, favorecendo assim seu aparecimento.
  • Alimentação, quando rica em gorduras, carbohidratos e refrigerantes.
  • Fumo, provoca vasoconstricção dos vasos, que por sua vez dificultam a drenagem dos líquidos, levando assim ao aparecimento da celulite.
  • Sedentarismo, falta de exercício físico dificulta a circulação e a drenagem linfática por sua vez fica comprometida.

A Celulite é Classificada por Graus:


  • Grau 1: Ela ainda está no comecinho, só da para ver com compressão do tecido, ainda não existe fibrose, mas é um saco, pois quando sentamos e cruzamos as pernas ela está lá, bem visível. Não a esconda usando calças e tentando fugir do problema, pois essa é a melhor hora de declarar guerra contra ela, na maioria dos casos o resultado é 100% positivo.
  • Grau 2: Agora o negocio piorou, já não é preciso mais compressão para que ela apareça, ela está lá e você já pensa duas vezes antes de botar um short ou saia. A fibrose já ocorreu.
  • Grau 3: Agora dá até para senti-la, passando a mão na região você sente pequenos nódulos e o aspecto é de casca de laranja cheio de depressões e elevações. O incomodo já não é apenas estético, ela agora doe na apalpação.
  • Grau 4: Nem mais as roupas conseguem esconde-la, roupas coladas e de tecido mais leves nem pensar, pois nesse estagio a celulite está tão pronunciada que aparece o tempo todo.

Tratamentos Estéticos para Celulite



Na luta contra a celulite vale tudo, ações isoladas raramente surtirão efeito, muitas pessoas se entregam ao comodismo que os tratamentos estéticos proporcionam, mas se eles não forem associados a todos os passos que já explicamos de nada valerão, podem até surtir um efeito momentâneo, mas não duradouro.
Então se você esta seguindo a risca os passos anteriores, esta na hora de acrescentar mais esse aliado em nossa guerra. Separamos alguns dos mais populares e eficazes tratamentos estéticos contra a celulite, conheça-os e escolha 1 ou ate 2, quem sabe é você, quantos mais aliados melhor.
  • Massagens e cremes
Quando se fala em celulite a massagem e os cremes sempre são lembrados, cada vez mais produtos são lançados no mercado com o propósito de acabar com a celulite.
Tenha em mente que a massagem por si só já é de grande ajuda, pois ela irá melhorar a circulação local e ajudar na eliminação de líquidos, escolhendo um produto de boa qualidade você estará tornando-a mais potente. Já por sua vez os cremes têm sido formulados de uma maneira a favorecer sua penetração na pele, que aje como uma barreira defensiva do nosso corpo, por isso a massagem auxiliará nesse processo de penetração do produto escolhido, usá-lo como se usa a um hidratante não trará os efeitos desejados.
  • Carboxiterapia
È um dos mais novos tratamentos na área, não só indicado para celulite, mas também para flacidez. São injeções de gás carbônico monitoradas por um aparelho em que o medico controla a quantidade de gás introduzido. Aumenta o metabolismo e a circulação local, alem de com isso gerar uma maior produção de colágeno. Os resultados são muito bons, já fiz.
O único problema é que é um pouco doloroso, mas vale à pena!
  • Ultra-som
É um aparelho que gera ondas longitudinais, não audíveis ao ouvido humano. Essas ondas ultra-sônicas são produzidas a partir da transformação da corrente elétrica comercial em corrente de alta freqüência, que ao incidir sobre um cristal de quartzo, provoca compressão e expansão alternada do cristal. Tem como ação o aumento da permeabilidade celular, aumento da circulação e a micro massagem, que auxilia o retorno venoso e linfático, favorecendo a reabsorção de edemas.  Nas celulites a partir do segundo grau ele é de excelente ação, pois as vibrações que provoca nas células adiposas conseguem quebrar a fibrose formada, liberando as depressões tão conhecidas da celulite.
  • Mesoterapia
É uma técnica baseada na infiltração de pequenas doses de fármacos com atividade lipolítica na zona afetada pela celulite. Estes fármacos dissolvem a gordura acumulada, eliminando-a, reduzindo não só a celulite, mas também o volume da área tratada.
  • Subincisão
É uma das técnicas mais agressivas e normalmente é usada em graus avançados de celulite.
Pode Ser feita em consultório com previa anestesia local. A ação consiste na quebra das fibroses e conseqüentemente liberação das depressões com incisões feitas com agulhas que fazem o papel do bisturi. São pequenas e prometem não deixar cicatrizes.
  • Cellulaser
È uma técnica de massagem através de um aparelho com roletes que vão massageando a pele, meio que a amassando e puxando-a, não dói, talvez gere algum incomodo em pessoas mais sensíveis.  Promove uma reorganização das células de gordura e aumenta a mobilidade do tecido conjuntivo, também estimula a produção de colágeno, por isso alem de ajudar a eliminar a celulite é ótimo para flacidez epidérmica.
    Fonte: internet.

Nenhum comentário: