12 de julho de 2010


Pele X Nutrição
Existem alguns alimentos que podem promover uma melhor saúde da pele.
Muitos problemas de pele parecem responder à vitamina A, que pode ter um efeito benéfico no crescimento e no amadurecimento celular. A melhor fonte de vitamina A são os alimentos ricos em betacaroteno, que é convertido pelo organismo nessa vitamina. 
O zinco, mineral que contribui para a manutenção da imunidade, ajuda na melhora da acne por seu envolvimento no metabolismo hormonal. Algumas evidências também mostram que a vitamina B6 ajuda a estabilizar as flutuações hormonais que podem levar à formação de acne.
- Você pode consumir os seguintes alimentos:
AlimentosNutrientesBenefícios para a saúde
Abobrinha
Aspargo
Batata-doce
DamascoE Outros vegetais Amarelos, Alaranjados e avermelhados
BetacarotenoO betacaroteno pode reduzir a produção de sebo controlando a atividade das glândulas sebáceas. O excesso de sebo é uma das causas da acne.
Abacate
Banana
Batata
Salmão
Vitamina B6Ao ajudar a regular os níveis de hormônio associados ao desenvolvimento das lesões da acne, a vitamina B6 pode reduzir suas complicações.
Caranguejo
OstraE frutos do mar em geral
Peru
Tofu
ZincoO zinco está relacionado com a manutenção da saúde da pele, pois aumenta a atividade imunológica, reduz inflamações e promove a regeneração do tecido e níveis saudáveis de hormônios.
DICAS DE COMO CUIDAR DA PELE:
  • Jamais esprema cravos e espinhas. Além de possibilitar uma infecção, você pode agravar o problema e deixar marcas. 
  • Evite produtos que ressecam demais a pele. Apesar da sensação momentânea de acabar com a oleosidade, eles fazem com que a pele produza mais sebo para se defender do ressecamento excessivo.
  • Não deixe de retirar a maquiagem antes de dormir e opte por produtos oil free e “não comedogênicos” para evitar o entupimento dos poros.
  • Utilize protetor solar “não comedogênico”.
  • Evite alimentos muito gordurosos, pois eles incentivam a pele a produzir mais oleosidade. 
  • As franjas da moda, sobre a testa, podem agravar o problema. Procure manter os cabelos afastados do rosto. A oleosidade do couro cabeludo pode se transferir para a pele.
  • Você tem uma reunião importante e não quer que a espinha desvie a atenção da sua apresentação? Faça uma compressa envolvendo gelo num pano limpo. Isso ajudará a disfarçá-la, mas lembre-se: o ideal é evitar o aparecimento destas espinhas!.
  • E se a acne aparecer bem no dia daquele grande encontro, disfarce com uma boa maquiagem. Escolha uma base líquida e um corretivo em tom amarelo para cobrir manchas avermelhadas. Finalize apenas com um pó bem fino sem exagerar para não correr o risco de destacar a espinha em vez de disfarçá-la. Mas lembre-se: este é apenas um disfarce. É preciso tratar o problema
MITOS E VERDADES
- Mito:
Lavar o rosto várias vezes ao dia é ótimo para prevenir a acne: Ao lavar o rosto excessivamente, a pele pode produzir ainda mais sebo para se defender do ressecamento causado pelo excesso de limpeza. O ideal é lavar o rosto de duas a três vezes ao dia, ou conforme indicação de seu dermatologista.
Chocolate causa espinhas: Não existe comprovação científica sobre o assunto.
Tomar sol “seca” a acne. A pele bronzeada pode mascarar as lesões da acne, mas essa impressão é temporária. Além disso, sol em excesso pode estimular a produção de sebo, o que pode agravar o quadro na volta da praia.
Acne é coisa de adolescente. Cravos e espinhas são muito mais comuns entre os jovens, porém tanto mulheres como homens adultos também podem apresentar o problema.
Pasta de dentes “seca” a acne. Nem pastas de dentes nem qualquer outro produto que não seja indicado para o tratamento da acne deve ser aplicado sobre a pele com o problema. Consulte um dermatologista para conhecer a melhor indicação de produtos.
Verdade:
A acne é causada por uma bactéria. A acne é causada pela combinação de fatores genéticos, variação hormonal e também pela ação da bactéria P. acnes, que existe na pele de qualquer pessoa, mas desencadeia o processo de formação da acne quando há excesso na produção de sebo e entupimento dos poros por restos de células no folículo.
Estresse causa espinhas. Quando estamos estressados, seja por excesso de atividades ou por ansiedade, nosso corpo pode elevar a liberação de hormônios que influenciam a atividade das glândulas sebáceas.
Cravo vira espinha. O cravo é um tipo de acne não inflamatória e pode evoluir para uma lesão, a chamada espinha. Evite espremer os cravos para não desencadear este processo.

Nenhum comentário: