31 de julho de 2010

Risotto de Funghi Porcini.


Hoje fomos almoçar na casa de um amigo italiááno muito simpático!!! Honrando suas origens, fez um belo "risotto", molhadinho, com o melhor funghi Porcini ! O melhor que já comi!Fica a dica da marca do arroz arborio (já é alguma coisa), para quem gosta de cozinhar!

A história do risotto:

A palavra risotto provém de dialeto lombardo-piemontês. Uma "sopa enxuta", cremosa, na qual se forma uma liga entre os grãos devido à qualidade do arroz que libera amido suficiente na fervura para unir os grãos. O brodo e os molhos são absorvidos, mas os grãos não ficam encharcados. Essa é a grande diferença entre os demais tipos de arroz. Essa é a essência do risotto. Somente o italiano conseguiu grãos que, ao cozer, absorvem os sabores e se juntam sem grudar. Outros grãos, mais soltos e secos, ficam encharcados e grudentos, não são um verdadeiro risotto.






Para o resto do mundo, o arroz cozido é apenas guarnição para os pratos, na Itália o arroz tem status de primeiro prato e de prato principal.


O arroz arbório, dentre os italianos, o de grão mais longo, serve para todos os tipos de risotto, aceitando bem o queijo e a manteiga.

Podem ser feitas tantas combinações de risotto quiser, depende apenas da imaginação do chef.

A história do arroz registra a crendice do homem no poder da espiga e dos grãos, considerados portadores da paz e prosperidade, símbolos da felicidade e fertilidade. Narra o esforço e a habilidade do homem para se alimentar, mas que também descreve a imaginação a serviço da gula, que faz com a simplicidade receitas admiráveis.


Nenhum comentário: