27 de junho de 2010

O olho grego.

O amuleto turco que protege contra mal olhado e olho gordo é muito comum na Turquia. As mulheres o usam em pulseiras, brincos, colares; dependuram o amuleto na casa, escritório (também nos sites) e também no carro e os bebês também o usam ! O amuleto deve ser azul e ter a forma de um olho. Há diversos tamanhos mas a forma é geralmente aredondada. O nome turco do amuleto que protege contra o mal olhado e olho gordo é nazar boncuk.

Mas o que esta atrás desta superstição turca ? Era uma vez ... havia uma rocha no mar que nem com a força de cem homens e muita dinamite podia ser removida ou rachada. Havia também um homem nesta cidade que era conhecido por ter muito "olho gordo" (Nazar). Depois de muitos esforços, trouxeram o homem à rocha. O homem olhou a rocha e disse "Meu Deus! Que rocha enorme !" No instante que ele disse isto, houve um grande barulho e a rocha rachou em dois pedaços.

A força do mal olhado (nazar) é um elemento extensamente aceito e temido na vida diária do povo turco. Como um exemplo desta superstição tem uma outra história... Uma mulher dá a luz a uma criança saudável com bochecas rosadas e todos os vizinhos vão visitar o bebê. Fazem muitos elogios ao bebê, comentando especialmente como ele é saudável. Depois de algumas semanas o bebê fica doente. Nenhuma explicação pode ser dada para a doença do bebê. Isso é descrito como "Nazar". Os elogios feitos a uma parte específica do corpo pode resultar em "Nazar". Por isso as mães turcas colocam um amuleto de olho gordo nas roupas das crianças. Se este amuleto de mal olhado é encontrado rachado, significa que funcionou e protegeu a criança e imediatamente um novo amuleto é colocado para substitui-lo.

Se você quiser usa-lo em sua casa você deve pendurá-lo na entrada da casa, assim toda visita poderá vê-lo. Se você quiser ter um com você, o mais comum é ter um dentro da sua bolsa ou carteira. Você pode também dependurar um amuleto com um alfinete na sua roupa ou usar colares, pulseiras, brincos em diversos formatos.

Os turcos acreditam que com o amuleto do olho gordo você estará protegido e toda a energia ruim estará dirigida ao amuleto e não atingirá você. Nenhuma energia ruim lhe atingirá desde que você seja protegido com amuleto de nazar boncuk. Você tem um bebê recem nascido ? Comprou um carro novo ? Construiu ou mudou-se para um edifício ou escritório novo ? Está preocupado com o que seus "amigos" pensam da sua boa posição ? A proteção do nazar é usada para qualquer coisa nova ou que possa atrair qualquer elogio. Os Turcos pensam que qualquer elogio pode inclui conscientimente ou inconscientimente uma inveja e ressentimento. O amuleto do mal olhado reflete o mal olhado na pessoa que o enviou. O amuleto se assemelha a um olho e a sua cor azul típica é um fator em proteger o usuário.

Nenhum comentário: