26 de junho de 2010

Dica de conservação dos sapatos.


De uma estação para outra, alguns modelos de calçados ficam fora de circulação. No verão, as botas e os sapatos fechados ficam guardados, enquanto no inverno, as sandálias é que ficam "hibernando". 

Amontoa-los significa que quando precisar novamente daquelas botas ou de um sapatinho mais sofisticado, por exemplo, os encontrará deformados e sem brilho. Vale a pena dedicar um pouco do seu tempo em tratá-los! Pois estes retribuem mantendo-se belos por mais tempo.

Espaço: 
Utilize uma mala ou caixa para guardar os seus sapatos fora de estação e/ou os especiais, se sua sapateira for pequena. Evite amontoa-los para não perderem a forma. Deixe à vista os sapatos de uso diário, bons para todas as estações. Limpe o espaço onde os calçados ficam com água e vinagre sempre que puder.


Sapatos em geral: 
Guarde-os sempre limpos e antes disso, deixe-os descansar fora do armário para ventilar. Mantenha o seu calçado, de preferência, nas suas caixas originais ou em sacos de algodão, flanela ou tecido-papel, porém, nunca em sacos plásticos. Todos os sapatos podem ser recheados até ao bico com papel jornal amassado, esse recurso ajuda a manterem a forma.

Sapatos em tecido: 
Limpe com pano embebido em álcool. Guarde-os envolvidos em papel vegetal e junte pimenta-do-reino* em grãos ou a boa e velha naftalina* para afastar as traças.

*Cuidado com esses produtos perto do seu bichinho!

Sapatos em tons claros: 
Utilize uma borracha branca, num único sentido, como se fosse "apagar" as marcas.


Sapatos com detalhes em metal: 
Forre os metais que enfeitam o sapato com gaze ou algodão, assim o brilho dos detalhes durará por mais tempo.


Sapatos molhados: 
Aplique um recheio generoso de papel higiénico para manter a forma e enxugar a humidade. Seque-os à sombra.


Sapatos de verniz: 
Limpe com um pano embebido em glicerina ou azeite. Nunca deixe um calçado de verniz sob outro, pois o peso pode estragar o brilho.


Botas: 
Preencha com jornal até o bico. No cano, coloque uma cartolina enrolada. Envolva os pares com papel vegetal ou malha de camisa.



Nenhum comentário: